quinta-feira, junho 28, 2007

TC Upgrade - jogo 2 (crónica)

O jogo 2 correu bem pior que o jogo 1.

Apesar de termos marcado mais pontos que o adversário, não foi isso que a mesa indicou para o marcador.

Apesar de o Pedro Lemos ter levado uma lambada não sancionada e da dualidade gritante de critérios, nós é que tivémos mais um jogador excluído.

Enfim, apesar de ser isso que diz o papel, na realidade não perdemos. Mas também, há que o assumir de forma clara, jogámos de uma forma miserável durante cerca de metade do jogo.

Continua a fazer-me confusão jogar com gente mais pequena do que eu. Mas, o que custa mais é que eles jogam ao dobro da velocidade com que nós jogamos. Não nos conseguimos adaptar a isso logo de início. Quando o conseguimos fazer, começámos a disparar no marcador. Foi aí que a mesa marcou 4 pontos nossos para o adversário (4 a menos para nós, 4 a mais para eles - embora o Cajó me assegure que houve outro caso que eu não topei). Na altura não protestámos com a veemência devida porque nunca acreditámos que viessem a fazer falta. Enganámo-nos.

Depois dessa fase, fizémos algumas substituições que desestabilizaram a equipa e permitimos a recuperação do adversário.

Nessa fase, deixámos de fazer contra-ataque organizado e deixámo-nos envolver na teia defensiva dos miudos, o que se revelou fatal. Desorganizámo-nos também em ataque continuado e houve algumas desconcentrações e falhanços em lances proibidos que custaram muito caro.

Foi também nessa fase que os miudos acertaram 3 ou 4 triplos em momentos que nos quebraram animicamente e algumas decisões que alguns considerariam polémicas (eu chamo-lhes roubo de todo o tamanho) acabaram com as dúvidas.

No final, perdemos por 1 ponto.

Agora temos que ganhar aos nossos amigos do Team Choupal Espectro para passar à fase seguinte. Desculpem lá.

13 comentários:

Anónimo disse...

Parecem-me desculpas a mais... porque não reconhecer que simplesmente não jogámos nadinha até porque a maior parte das vezes não conseguimos chegar ao ataque!?!

Que tal passar a definir alguém para levar a bola (fingir que é base) e não ser 1 à vez. Que tal deixar de fazer passes de 10 ou 15 metros? Que tal lançar mais vezes e jogar mais para dentro (quando o fizémos marcámos quase sempre pontos ou sacámos faltas)...

Ficam questões para o próximo jogo, sendo que me parece que a culpa maior de perdermos ontem foi mesmo nossa.

Coelhone

naked sniper disse...

Coelho,

que parte de "Mas também, há que o assumir de forma clara, jogámos de uma forma miserável durante cerca de metade do jogo." é que soa a desculpa?

Anónimo disse...

foi a única parte... depois do rol de desculpas evidenciado anteriormente.

Essa deveria ser a primeira parte e o ponto principal, não as acusações aos árbitros e ao roubo dos pontos.

ACavaleiro disse...

Eu acho que no próximo jogo nem deviam aparecer ... assim sempre evitavam a humilhação de perder com os velhos....

Anónimo disse...

Quando se tem mal perder inventam-se desculpas. Se houve roubo, foi para a equipa dos miúdos, aí com uma falta atacante clarissima, um falta antidesportiva que deveria ter sido marcado ao Pedro Lemos, por penso que no basquet não se pode arragar as pernas do adversário quando este tenta ir para o ataque. Em relação aos pontos do que vi na bancada o único problema foi que kd a equipa dos miúdos chegaram aos trinta pontos, parecia que estavam lá 40 devido ao marcador, de resto não vi mais nd. Desculpem o desabafo, mas uma coisa que não gosto e já tenho uma certa idade é denegrirem os mais novos pelo bom trabalho que fazem.
AJMF

Anónimo disse...

já agora, quem é o AJMF?

Anónimo disse...

Carrísimos

Ainda que circulem opiniões contrárias, o jogo visto do banco parece ter sido bem jogado. Jogaram todos os jogadores aproximadamente o mesmo tempo ( claramente um dos nosso objectivos), e apesar da nossa "velhice" mantivemos o jogo num nível apreciável.
Quem conhece o Pedro Lemos sabe bem que a falta a que se refere AJMF (?), não foi nem poderia ser anti-desportiva, não é esse o estilo de jogo do Pedro.

Já agora e para que conste, pessoas há que da bancada estiveram a ver o jogo e não compreendem porque é que por vezes o marcador avançava apenas um ponto quando a equipe Team Choupal UP Grade metia cesto.

Já para não falar daqueles que foram contados na outra equipe...

Claro que perder por um ponto, na situação em que perdemos é também culpa dos jogadores, no entanto não me parece normal que da mesa respondam, como responderam:
- Agora não vai haver enganos, já não estão aqui apenas as miúdas.

Desportivismo é, afinal de contas, a forma com a equipe Team Choupal Up Grade terminou aquele jogo, cumprimentando o adversário e fazendo o seu grito. Não será concerteza a forma como a mesa de jogo se comportou perante um jogo que se pertende de basquete para todos.

Anónimo disse...

Monsieur A Cavaleiro,

teremos todo o gosto de "perder" convosco :)

Anónimo disse...

Falta atacante? A unica que vi foi a dum catraio a tentar entrar-me pela barriga dentro...

continuo a achar que os Amarelos foram ajudados, mas isso já é normal no torneio dos olivais, sendo que deveriamos/poderiamos ter feito muito melhor e estar agora numa posição bem mais confortável.

Coelhone

Anónimo disse...

Quando se perde.....

Não há comentários a fazer.

Desculpem lá, mas talvez o melhor é continuar a jogar no Choupal, já que lá não há árbitros nem mesa.

AJMF

Anónimo disse...

Quem é o AJMF??????

CAjo

naked sniper disse...

Aposto o Cajó em como é alguém do Olivais

Pedro Nogueira disse...

Malta, depois de me rir à brava com estes comentários dos jogos que perdemos, tenho que dizer três coizinhas:

(pedro lemos dixit)

1-realmente antidesportivo foi coisa que não me lembro de ter sido na minha algo comprida carreira de basquetebolista. Posso não gostar de perder nem a feijões, mas antidesportivo..Em 20 anos de jogos oficiais fui propinado com 1 (uma!) falta técnica pelos árbitros, oficiais, com carteira, claro... podem ir ver as fichas de jogo.. E por acaso o sr. amjf tb n viu aquela bola fora que o árbitro não viu, e perguntou de quem era, e aqui o antidesportivo disse que era deles? (e em caso de dúvida, bola ao ar, a bola seria nossa, era a nossa vez de repôr bola pela linha lateral..)
2- Perdemos por um ponto, "let's face it". Contra uma bela equipa, bem organizada, com dois bons condutores de bola e dois excelentes lançadores, e claro, treinadores no banco que conhecem toda gente e sabem conduzir uma equipa: "se fizerem falta, é para não deixar lançar" , ouvi eu.. e também senti na pele, na última jogada.. (fair-play ...)
3- proponho que na segunda-feira os dois "team-choupal" entrem no jogo para se divertirem, para jogar basket, que é o que todos nós gostamos e depois logo se vê quem ganha. Um jogo sem faltas, será que conseguimos? ninguém toca em ninguem.. já vi por vezes "uns minutos" nos nossos jogos no pavilhão da escola em que ninguem toca em ninguem, joga-se e deixa-se jogar. Seria engraçado conseguir isso aqui..
E mais, proponho que no início e no fim do jogo a malta se junte toda no meio do campo para dar um grito colectivo "teamchoupal!" (não, não é do Ipiranga, claro..)