terça-feira, maio 22, 2007

O que eu sinto!

Este não é o espaço para fazer “queixinhas”, decididamente que não o é, nem tão pouco um espaço privado para poder ter desabafos, mas acredito que tenho o direito de escrever umas linhas sobre a forma como EU tenho assistido a situações que não são positivas, ou pelo menos eu não as considero assim.

Verdade que não sou um clássico ou crónico nos vossos jogos, vocês já existiam como grupo antes de mim, e fico agradecido pela forma como me aceitaram no grupo, fico satisfeito por duas vezes por semana poder com vocês praticar um desporto que gosto (sim, que uma coisa é gostar outra é ter jeito). No entanto ultimamente o prazer que tinha tem-se perdido, o riso deu lugar ao grito e a brincadeira à repreenda.

Não há culpados nem inocentes, todos temos culpa do sucedido, e assim, sem pretender ser moralista penso que as causas são:
1) O vedetismo surgiu e tem-se instalado. Assim, não raras vezes, assistimos a jogadas de 1 contra 5 enquanto há colegas de equipe que fazem piscinas! Uma/duas vezes por jogo penso ser aceitável, 5, 10, 15…. parece-me ser demais;
2) A dureza com que se defende. Vocês não sei, mas eu tenho sempre que vir trabalhar no dia seguinte, e sempre que a rudeza desnecessária aumenta a probabilidade de haver pessoas magoadas cresce exponencialmente (e exemplos temos alguns). Tenho assistido a muitas ”cancelas levantadas”, a frases do tipo “se ele entrar dá-lhe”, empurrões desnecessários quando se está a saltar, … Estou-me a borrifar se depois de uma falta dura alguém a assinala ou não, a nódoa já ninguém a tira… Aquilo que me faz mais questionar é qual a utilidade de algumas acções, ninguém ganha nada e em caso de alguém se magoar há algo a perder;
3) O excesso de treinadores! Questiono-me sobre se alguém tem curso de treinador (alguns nem nunca jogaram, quanto mais), e assim não sei porque têm de comentar e opinar do alto da sua sabedoria! se vissem as figuras que se fazem, (comparativamente o Luís Santarino é um menino do coro)…
4) Os profissionais do insulto (os que gostam de adjectivar), e no mínimo isso é ofensivo e pouco dignificante!

Resumidamente jogo deixou de ser um gozo e de ser uma brincadeira! Claro que não se gosta de perder nem a feijões, mas começa-se a querer ganhar a qualquer preço, e os resultados começam a estar à vista.

Como disse não há inocentes, uns por um motivo, outros por outro, tão pouco pretendo fazer repreendas (se o fizesse seria olhos nos olhos), mas começamos a atingir o ponto de não retorno, ou seja começa a haver faltas de respeito graves!

Um abraço a todos e até quinta feira!

PS.: reitero que não pretendo enviar indirectas, apenas gostava que cada um pensasse um bocado sobre as suas atitudes e se possível as corrigisse (eu incluído).

3 comentários:

naked sniper disse...

eu quero aproveitar para secundar as palavras do Carlos.

Aliás, ontem houve uma altura em que quase me vim embora.

não quero com isto furtar-me a responsabilidades. tenho perfeita noção de que, muitas vezes, faço faltas a mais e que isso chateia quem as sofre (e com toda a razão).

enfim, quinta-feira vou tentar melhorar

António Godinho disse...

Por norma não sou um gajo que dê cacetadas... Alias costumo fazer por não as dar, por uma razão muito simples. Quando eu ainda jogava pesava mais 20ks do que peso hoje, e fazia faltas até dizer chega nos contactos. Uma das coisas que o meu treinador dos cadetes me fez, foi meter no banco se fizesse mais de 2 faltas estúpidas. A coisa resultou pelos vistos em exagero.

Não sou nenhum santo, fico fodido quando levo uns cacetes, quando não assinalam as faltas, mas é coisa do momento.

Eu sei que me agarro muito à bola, confesso que tento matar saudades da altura em que ainda era jogador (coisa que pelo que eu jogo já foi à algum tempo).

Só quero continuar a sair do pavilhão como temos saído. Amigos de todos. Não nos chamaríamos teamchoupal se não existissem um arrufos de vez em quando;)

Anónimo disse...

Preferem que vos inscreva no programa da Fátima Lopes ou nas "Tardes da Júlia"?

Só agora é que deram conta que há abusos de pancadaria gratuita (mesmo quando não magoa)? Eu já ando a avisar há algum tempo!

Faço minhas as palavras do Godinho e sempre que há um risco de magoar alguém ou fazer uma falta "estúpida" prefiro levar 2 pontos do que meter 4 ou 5 na testa de alguém.

Coelhone