domingo, janeiro 28, 2007

Jogo de Terça Feira: All-Stars Team so existiu uma ou quanto ter os melhores jogadores não chega…

O titulo diz tudo e relata fielmente o que se passou na ultima quinta feira! Quando o publico percebeu a constituição das equipes anteviu uma vitoria fácil para os All Stars, mas nada de mais errado…
Ter os melhores ajuda mas não é tudo, uma equipe com jogadores como Cavaleiro, André, Maia, Albuquerque e Chicoria, não significa garantia de ganhar.

De um lado o Golias, grandes, fortes, do outro lado o David, fraco, desprovido de tecnica mas com uma vontade de ganhar enorme e com a certeza que nos jogos colectivos ou ganham todos ou todos perdem.

Num arrojado esquema tactico que obrigava a que quem da equipe adversaria tivesse a bola tivesse sempre pressão e aproveitando o facto do adversário jogar num classico passa e fica parado, cortando linhas de passe e com saidas rapidas para o contra-ataque o David foi pautantdo o seu jogo.

Na defesa esteve a chave do sucesso e com excepções de lançamentos de fora do Chicoria e o tão celebre cilindro (que leva todos à frente) do Cavaleiro, o Golias não teve arte suficiente para poder levar de vencida este desafio.

Os únicos momentos em que o resultado pode ter parecido discutido foi quando o Golias resolveu trocar de posições e cortar (basicamente deixarem de estar quietos), mas de tão poucas vezes o fizeram que o resultado nunca deixou de transmitir a realidade jogada.

Lacuna que pode ser apontada à equipe vencedora foi a desorganização ofensiva, mas com as facilidades tidas debaixo do cesto até isso foi relativisado. De facto estranha-se que com os três melhores ressaltadores (em termos absolutos) e com os 4 elementos mais altos a passividade tenha sido tanta e que as segundas bolas tenham sido ganhas por pessoas mais baixas (Braga e Calheiros).

Talvez o desnorte, talvez a arrogância mas certamente também a falta de espirito colectivo e as picardias entre colegas de equipe levaram a este desfecho que, no mínimo não engrandece (antes pelo contrario) quem perdeu.

Estaria tentado a eleger um MVP mas seguramente existiu um MVTeam…

Em resumo, parabéns aos vencedores que souberam sempre não perder a calma (mesmo com as perdidas do Carlos Marques e os comentários do Paulo Braga) e que mostraram que no Baskete ganha não quem marca muito mas quem marca mais que o adversário, (ou seja que na defesa também está a chave para vencer).

1 comentário:

naked sniper disse...

pronto, já temos um Gabriel Alves na equipa

agora só falta o André aprender a filmar